sexta-feira, 22 de maio de 2015

Das coisas que observo por aqui (2)

1. Gostar de dirigir não significa que você gosta de carro. Na minha visão, italianos gostam de dirigir, mas não têm muito apreço pelas máquinas. A média do povo dirige muito mal e os carros são sempre arranhados, batidos, sem retrovisor às vezes, ou com o párachoque meio caído. Já andei em cidades de Norte a Sul e é sempre a mesma coisa. Os carros ficam nas calçadas, as balizas às vezes são manobras surreais de acompanhar e muitos veículos têm a placa torta ou simplesmente presa por uma gambiarra.

2. Outra coisa que é fácil de reparar é que aqui as regras de trânsito foram feitas para serem desrespeitadas. Olhe bem antes de atravessar uma rua e não confie num sinal fechado e numa faixa de pedestres. Na Sicília eu vi carros e motos na contramão e a faixa de pedestres às vezes eu achei que era um alvo para um jogo de boliche. Giovanni, meu amigo espanhol, diz que a morte típica de um turista desavisado na Itália deve ser atropelado por uma vespa ou por uma moto. Não coloque o pé na rua antes de os carros pararem, pois você corre o risco de perder uma perna.

3. Os ônibus são novos, no nível das calçadas, silenciosos e ninguém reclama de um freio brusco, de uma curva maluca ou de uma arrancada de repente. Os motoristas às vezes dirigem como os motoristas de ônibus no Brasil, mas respeitam a velocidade permitida sempre. Não tem cobrador e sempre entram fiscais para verificarem os bilhetes. Estar sem o bilhete ou não validá-lo rende multa, aplicada na hora. Tanto nos ônibus, quanto nos trens.

4. Andar de trem é um barato! Comecei tímida, aprendendo como me portar no trem, observando as pessoas, os caminhos, as paradas. Um pouco tensa com medo de não chegar na hora. Perdi o trem algumas vezes. Mas agora estou realmente encantada com esse meio de transporte. Já tinha viajado de trem outras vezes, mas nestes meses foram muitas e muitas viagens, com mala e sem mala, e já posso dizer que sou uma "expert"! :-D

6. Aprendi com Tati, uma amiga do Rio, que nos trens regionais (estes sem lugar marcado) não se deve viajar nem no primeiro, nem no último vagão, pois são os escolhidos por quem não quer pagar a passagem. Às vezes tem confusão, os fiscais são mais abusados nestas carroças e se você pode ir mais no meio é melhor.

7. Outra coisa é que o trem pode até atrasar, mas você não. Perdi o horário umas duas vezes, em trens regionais. Deve-se prestar atenção ao tipo de viagem que você comprou. Se pagou mais barato por um trem regional, não pode viajar no trem rápido. Deve esperar outro do mesmo tipo. Senão paga multa. É bem educativa essa história da multa. Já vi algumas pessoas sendo multadas, ou porque não prestaram atenção, ou porque deram uma de "João sem braço" mesmo.

8. Mala pesada e viagem de trem não podem estar na mesma frase. As estações têm escada, nem sempre rolantes, e nem sempre, claro, tem elevador. Você carrega sua própria mala e deve colocá-la nos maleiros. Em italiano se diz "fazer academia" (fare la palestra), mas também se diz "fazer o músculo" (fare il musculo). Vendo o tamanho da minha mala em Catânia, o maquinista do trem disse bem alto e tirando onda: "Mà, tu fai il musculo con questo!!!". "- Certo!" - não podia dar outra resposta além desta. E rimos! Então, é bom lembrar que tudo o que comprar terá que carregar você mesmo. É uma forma bem prática de economizar. Eu não comprei nada, só ímã de geladeira, e acho que da próxima vez viajo só com uma muda de roupas. Porque "fazer os músculos" numa viagem dá muito trabalho!:-P

9. Fui para a Sicília de trem, pelo litoral, e posso dizer que a viagem é longa; sim, é cansativa!; mas uma vez na vida ver a paisagem mudar e viajar quase dentro do mar pela ferrovia litorânea é algo encantador. Quando chega no fim da Calábria, é hora do trem entrar num navio e ser conduzido pelo mar para a Sicília. Você pode descer do vagão e sair para olhar a paisagem lá de cima. É lindo! É emocionante! Mas não esqueça de que carroça desceu para voltar para o mesmo posto depois de uns 20 minutos. O trem partirá, com ou sem você, é sempre bom lembrar.

Nenhum comentário: