segunda-feira, 9 de março de 2015

Idioma universal, que coisa linda é uma partida de futebol!

Futebol é língua mundial. É um pouco clichê falar isso sendo brasileira, mas cada um com seu bairrismo. Nem todo mundo conhece os ídolos do baseball, ou do basquete, mas todo mundo já ouviu falar de Pelé e Maradona ao menos. Fiz amizade com um espanhol que está estudando na mesma escola que eu. Giovanni entende tudo de futebol e conhece todos os jogadores do presente e do passado. Ele fala rápido, é desenrolado e gosta de experimentar coisas diferentes.

Chamei para ir comigo à partida da Fiorentina contra o Roma na quinta-feira, pela Liga Europeia, Europa League, Copa da UEFA (não sei o nome do campeonato!). Perdoem amigos, mas eu gosto de assistir às partidas, do clima no estádio, adoro as narrações do rádio, mas não entendo nada sobre que time é o melhor, quem joga com quem e que jogadores são os craques... kkkkkkk

Giovanni sabe tudo, tentou me explicar, mas são muitos nomes pra decorar. Aprendi que o Juventus é o time com maior número de torcedores e que a Fiorentina tem um bom time, mas parece que o Roma está melhor colocado no campeonato. Sei que Mario Gomez é um dos  melhores jogadores.
O nome é quase igual ao do ator brasileiro Mário Gomes, achei que era nome de português, Giovanni me disse que o nome é espanhol, mas o jogador na verdade é alemão!!! Olhei agora no Google e Mario Gomez tem cara de alemão mesmo. É atacante.

Compramos o ingresso no Mercado Central de Florença, onde tem uma loja da Fiorentina. Pra conseguirmos o ingresso mais barato a atendente "sugeriu" que aderíssemos à torcida oficial do time. Sendo assim, agora posso dizer que sou torcedora oficial do Santa Cruz e da Fiorentina, pois ganhei uma carteirinha do time Viola que me dá direito a ingressos mais baratos para todos os jogos da equipe. eheheheheheh...

Saindo do mercado, todas aquelas bancas de vendedores, a maioria vendendo artigos de couro (um segmento forte do comércio local, já que Florença tem mais de mil fábricas de artigos de couro - bolsas, sapatos, cintos, carteiras, malas, etc). Conversa vai, conversa vem... Giovanni fala mais do que o homem da cobra e eu também não fico atrás, encontramos um casal de vendedores de artigos "pirata" da Fiorentina (um cachecol, 10 euros), cujo rapaz simplesmente sabe tudo de todos os jogadores brasileiros!

Romeno, Drago mora há muitos anos em Florença, fala italiano perfeitamente e é fã de Garrincha! Já viu inúmeros documentários sobre Garrincha, fala o nome de Elza Soares como quem fala português e contou todas as fofocas dos jogadores festeiros que por aqui passaram. Em termos de fofoca, Drago é uma verdadeira "Contigo!" dos bastidores futebolisticos.

Segundo dele, o único jogador profissional (que não bebia nem farreava, chegava no horário e cumpria com as atividades) por aqui foi Dunga. O resto se jogou nas baladas e na noite de Florença. Drago falou dos jogadores que admira, mas conhecia uma lista enorme de muitos outros que fui falando aleatoriamente. Falou, claro, de Garrincha, e de Sócrates, Falcão, Rivaldo, Roberto Carlos, Ronaldo (aqui Nazário e também gordo! ou grasso em italiano!) e Edmundo - com quem ele tem uma foto numa visita ao mercado e que diz ter feito o gol mais bonito que já viu na vida: um gol olímpico numa partida do campeonato italiano.

Drago se acabou de rir quando contei que Ronaldo participou de um programa na TV para emagrecer e que depois engordou tudo de novo. Eheheheh... foi muito divertido. Quinta-feira enfrentarei esse super frio para ver o jogo da Fiorentina contra o Roma. Espero ser pé quente para a Fiorentina como sou para o Santa Cruz. Podem tirar onda, mas nunca vi meu time perder assistindo a uma partida no Arruda. :-) Então, ao Campeonato Europeu!

Nenhum comentário: