terça-feira, 20 de agosto de 2013

Auto-imagem e comida nas férias

Todo dia eu acordo de manhã e penso: - Poxa! Caminhei tanto ontem. Acho que estou um pouquinho mais magra.

Todo dia eu chego em casa à noite e penso: - Nossa! Como eu comi hoje! Sou uma baleia azul!

Essa bipolaridade de autoimagem diária tem relação direta com o quanto se come bem por estas bandas. E a comida é o mesmo preço e às vezes é até mais barata do que no Brasil. No supermercado tem muitas coisas mais baratas, incluindo frutas e verduras, e guaraná e água de coco.

E nos restaurantes, nem se fala! Na Itália os pratos são mais fartos e se você pedir o menu completo vai ter que ficar parada no restaurante 3 dias feito uma jiboia, pra poder digerir uma quantidade de comida que não é pequena.

Aqui na Espanha as porções são menores, mas é possível encontrar o menu completo (entrada, segundo prato, prato principal, sobremesa e uma bebida) por 9 euros, ou 27 Reais.

Eu não sei como não tem gente gorda por aqui (vi poucos gordos). A dieta mediterrânea pode fazer bem ao coração, mas depois vou pesquisar sobre os índices de diabetes. Devem ser altos porque esse povo come massa, viu?! Macarrão, pães, croissants, batatas... e doces! Aqui em Barcelona provei um doce chamado "creme catalão". Uma delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Mas deve ter 50 ovos em cada porção. Portanto, só como ovo agora em 2014!

Uma coisa interessante no fato de ser morena, gordinha e baixinha, numa terra cheia de mulheres altas, loiras e magras é que isso não impede ser paquerada. E as cantadas são engraçadíssimas! Não levo a sério, mas me divirto muito com as brincadeiras. Tirando um italiano que foi grosseiro, as demais cantadas por aqui são bem ingênuas comparadas com as do Brasil. É mais uma brincadeira mesmo. E como eu ando distraída na rua, demoro uns 5 segundos pra processar o que foi dito e morro de rir com um delay da tecla SAP. kkkkkkkkkkk...

Outra coisa que reparei bem legal é que os casais não têm vergonha de demonstrar afeto na rua. Casais hetero e gays, aqui em Barcelona e em Roma. Eles se abraçam e se beijam e mostram como se gostam em público. Talvez seja o sol, o clima estar quente, as pessoas andarem meio peladas (o povo anda com roupas curtíssimas e cavadíssimas e não está nem aí!). O calor é grande e o sol dura até 9h da noite, dia sim e outro também.

Por falar em sol, ontem encontrei Juliana Colares e sua mãe, Helenira, numa estação de metrô e fomos todas juntas e alegres abalar na praia de Barceloneta. Eu fui de rosa pink e ela me disse que ia de amarelo, pra gente se achar no meio da multidão do metrô. Mas nem precisou esse mais, mais, mais... porque ela me achou antes.

Helenira é animada feito a minha mãe e eu fiquei com saudades da minha Mami, que está no Recife e também adora viajar! Mami, você não tem facebook, mas um beijo pra você!

A praia em Barcelona, talvez por ser agosto etc, etc, etc..., é praia de gente fina, fofa e elegante. Tem as barracas já montadas e os guarda-sóis (todos muito bem pagos!) e o povo pegando um solzinho e tomando banho de mar. Não tem vendedores ambulantes não (só de mojitos - não sei como escreve mojitos, mas espero que seja assim). Passou uma figura oferecendo tatuagem de henna (também vi essa oferta em Ostia) e uma mulher oferecendo massagem, que se escondeu de repente quando passou um fiscal (segundo observou Helenira).

O mar é de água fria e transparente, mas o chão é de pedras. Várias, coloridas e de vários tamanhos. Chamei de "a praia de Gaudí". Se ele se inspirou na natureza para realizar suas obras, com certeza também se inspirou nas pedras do Mediterrâneo daqui.

Se a minha dermatologista me encontrasse hoje, me obrigaria a andar de burca pelos próximos 6 meses. Estou tostada! Hoje eu não sou uma baleia azul, sou uma "bôta cor-de-rosa"!

Sem mais, sigo viagem.

PS: Comentário-explicação - Kkkkkkkk... vocês são muito figuras! ♥♥♥ As cantadas são as mais leseiras possíveis, Paula Brukmüller. Desde um simples “bela!”, até um "Vamos morar na lua juntos?". Essa última eu só entendi 1 minuto depois. Eu sorri na hora feito alesada, pensando que ele estava dizendo alguma coisa sobre estar muito quente. Aí o tradutor foi processando as palavras enquanto eu caminhava e só depois eu entendi a história da lua. Eu ganho em Real, gasto em Euro, mas me divirto.


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (20/08/2013)

Nenhum comentário: