sábado, 10 de agosto de 2013

Um sábado em Roma

1. Viva o Dorflex! Viva o senso de direção! Viva os mapas! Viva o táxi!

2. Roma é uma cidade de turistas coxos (incluindo eu! eheheheh...) Saem todos felizes e dispostos pela manhã e voltam todos se arrastando à noite.

3. A visita ao Vaticano foi uma maratona. Paguei todos os meus pecados hoje (os que já cometi e um crédito para pecados futuros)  Fiz uma visita guiada que durou nada menos que 3 horas e meia!!! Vale à pena, mas vá alimentado, leve água e use um sapato confortável. Minha guia, Elena, falou sem parar o tempo todo (com certeza ela engoliu o homem da cobra e o homem do leite juntos!). É informação demais, muita história, muita arte, muitas batalhas, desgraças e pouca espiritualidade. Em cada corredor um quiosque vendendo suvenires e por todos os lados muitos e muitos turistas fotografando tudo.

4. As obras de arte são belas, a história delas é incrível e saber o que representam, há quantos séculos foram feitas e como estão conservadas é fantástico! Mas o tempo todo me lembrei de São Francisco de Assis. Que bom que tem alguém que preserva o Patrimônio Artístico e Histórico, mas Deus passa um pouco longe de todos aqueles salões, de todo aquele ouro e de todas aquelas vigas imensas! Mas tudo é belíssimo! E a visita guiada é fantástica.

5. A coisa mais mórbida que já vi foi o túmulo do Papa João XXIII. Ele tá lá! Mumificado! Pra todo mundo ver! Achei meio trash. O mais bonito, fora as pinturas de Rafael e Michelangelo, foi a Pietá. É tocante. E lembrei muito de “Irmão Sol, Irmã Lua” quando entrei na Basílica de São Pedro. Se já estava pensando em São Francisco antes, entrar naquele lugar imenso me fez lembrar mais ainda do que pregava.

6. Depois da maratona de 3h30, a primeira coisa que fiz foi entrar numa farmácia que vendia sapatos da Dr. Scholl. A vendedora entendeu meu sofrimento e me atendeu com bastante atenção. Saí de lá com uma sandália ortopédica. eheheheheh...

7. Tinha decidido não comer fast food durante a viagem, mas o segundo lugar que apareceu na minha frente foi uma Subway. Pareceu comida caseira naquele momento. ahahahahahah... Alimentada e podendo caminhar de novo, segui pelas ruas de Roma e foi muito bonito. Pessoas nas ruas, turistas e italianos, artistas se virando pra conseguir uns trocados, uma tarde de sábado muito legal.

8. Já no caminho de casa, depois de passar pela Piazza Navona e quase desistir de voltar caminhando, tive a visão do paraíso: uma casa de terapias orientais, com massagem tailandesa para os pés!!! Quase chorei de emoção! Foi o momento mais espiritual do meu dia. Os cristãos poderiam aprender mais com os orientais.

9. Depois da massagem, criei coragem para ir ao Pantheon e à Fontana di Trevi (o monumento mais lindo de todos até agora! É bonito de emocionar!) Segui me arrastando até em casa e acho que amanhã não vou fazer nada. Tô acabada! eheheheheheheh...


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (10/08/2013)

Nenhum comentário: