domingo, 11 de agosto de 2013

Quem tem boca vai à praia!!!!!!!!!!!!!! Farofei no Mediterrâneo!!!

Domingo na praia:

1. Depois de andar feito uma condenada ontem, decidi que não ia fazer nada hoje e segui a dica de duas brasileiras que estavam hospedadas no mesmo albergue. Peguei o metrô e depois um trem e fui para uma região de praias perto de Roma. Ao que me parece, a praia mais conhecida é Ostia, mas eu acho que fiquei numa chamada Cancello (mas não tenho muita certeza disso; depois tenho que olhar no Google). Logo ao entrar no metrô me senti na Itália musicalmente falando, pois estava tocando Gianluca Grignani! Lembrei de tu, Bacal! Lorena Mascarenhas) kkkkk...

2. No trem conversei com dois meninos italianos (um deles já foi em Fortaleza e em Natal quando era criança com os pais) e confirmei a descida (última parada); conheci uma brasileira de Mato Grosso e um casal da Moldàvia - todos geógrafos e morando e estudando na Alemanha - e arrumei companhia para o domingo na praia. No ônibus que levava ao resto o caminho, um marroquino que mora em Roma há seis anos e um amigo puxaram conversa e agora formamos um grupo de seis pessoas na praia! kkkkkkk... Me senti indo a Porto de Galinhas de trem e de ônibus!

3. Lugar democrático em qualquer lugar do mundo! “boiar no mar eh de graca!” e a praia aqui na Itália também é programa do povão! Pode-se alugar a cadeira e o guarda-sol e passa vendendo de tudo um pouco (igual em Boa Viagem). Tem vendedor de óculos de sol, de água de coco e coca-cola, de sanduíche e de raspa-raspa! Tomei um raspa-raspa, claro!!!!!!!!!!!! E mergulhei no Mediterrâneo! Água verde, limpa e cristalina como em Tamandaré, e gelada como a do Rio de Janeiro. Muito legal!

4. Ao meu redor, italianos e moradores de Roma. Poucos turistas. Gente comum. Nada melhor pra conhecer um lugar diferente do que ver e conviver com gente comum. Adorei! As crianças brincam, as mulheres se bronzeiam, os casais se beijam apaixonados e tem jogo de frescobol e alegria. Farofei feliz e voltei pra casa no fim da tarde.

5. Depois de hoje posso dizer: é amor! Eu amo Roma! Eu amo Itália! Espero voltar outras vezes e conhecer outras cidades, outras pessoas e outros costumes. Neste ponto, é preciso registrar: fui muito bem tratada até agora! Os italianos com quem cruzei foram todos muito gentis, educados e simpáticos. Não tenho do que reclamar. Não esperava tanta atenção, solicitude e educação. Talvez eu seja exceção. Algumas pessoas falaram pra eu ter paciência porque os italianos seriam grossos. Pois devo registrar que também tive sorte em Portugal e acho que portugueses e italianos são injustiçados. kkkkkkkk... espero que continue assim!

6. Quanto à gentileza, outro registro é que tenho tido problemas com a Tecla SAP. Entendo um pouco de italiano e por isso às vezes fico na dúvida se eles me entendem também. E fico em dúvida entre falar inglês, espanhol ou português. Porque italiano eu só 'capisco un pó'.  Mas na minha enrolação tenho me virado e os italianos têm sido pacientes comigo.

7. Observação econômica: é mais barato tomar guaraná em Roma do que num restaurante self-service no Recife!!!! E não me venham falar em inflação e custo Brasil porque nada justifica! É exploração dos empresários brasileiros mesmo! Podem me xingar, mas é o que eu penso. Um guaraná aqui é 1 euro!!! E uma água de coco também è 1 euro!!! (uns 3 Reais) Não sei de onde vem a água de coco, mas na Jaqueira custa 2,50 Reais e no Shopping Plaza é 4 reais, às vezes até 4,50!!! O mesmo vale para o Guaraná. Nada justifica isso! Fiquei surpresa de verdade. É um registro pra vocês imaginarem a minha cara quando vi os preços no supermercado daqui.

Assim, depois do meu dia na praia, me despeço para as cenas dos próximos capítulos! Arrivederci!!!!


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (11/08/2013)

Nenhum comentário: