segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Várias cidades numa só

Uma coisa que nenhum de vocês me disse é que Barcelona é várias cidades numa só. E eu não viveria em todas elas, apesar de achar todas muito interessantes. Hoje é meu último dia por aqui (amanhã sigo viagem) e circulando pela cidade encontrei regiões que me lembram muitas outras. Encontrei um pouco do Rio de Janeiro, uma região de São Paulo, a parte legal de Curitiba, uma área que me lembrou Belo Horizonte e outra onde vi Salvador.

Vi um pouco de Miami (sim! também tem Miami em Barcelona) e, apesar de nunca ter estado lá, tem uma região que parece filmes em São Francisco. E ontem, na minha volta pra casa do estádio do Camp Nou, vi até uma região que parece o bairro de Casa Amarela, no Recife. Todas estas cidades se ligam por um sistema de transportes perfeito e convivem com arquiteturas de várias épocas, sem que uma pareça agredir, ou interferir, na outra.

Mas talvez por ter vindo em agosto e a cidade estar essa Torre de Babel - ou uma Arca de Noé mesmo! (peguei no pé do viajante da Sagrada Família... eheheheheh...) Enfim, por ter encontrado mais gente de todo o mundo do que pessoas daqui, não reconheci uma alma da cidade, não identifiquei um jeito de ser do povo daqui, e fiquei com a impressão de que Barcelona é um lugar para estar de passagem.

Enquanto em Roma eu senti uma vida romana, tive vontade de me integrar a tudo aquilo e até ter um endereço, ficar e constituir família, como se diz :-); Barcelona me pareceu um lugar para onde a gente vai quando está estressado e precisa espairecer. Quando a gente diz "Ai, meus sais! Vou ali em Barcelona tomar uma fresca, ver gente bonita, passear de barco e já, já eu volto". Acredito que tenho que voltar outras vezes, noutras épocas do ano, para entender melhor a cidade e seus cidadãos.

Mas vi muita coisa por aqui. Todas muito legais. Me diverti bastante. Fui em La Rambla, no mercado La Boquería, andei pelo Bairro Gótico (amei!), passeei na orla e fui num píer de onde saem as Las Gonlondrinas, fui na Catedral e na Sagrada Família, no Parque Güell e na casa-museu de Gaudí, fui num parque aqui do lado de onde estou, chamado Parque dos Labirintos (o primeiro parque de Barcelona, de 1906) e hoje pretendo ir no Parque Monjüic (estive lá para ver o espetáculo das fontes no sábado e pretendo voltar hoje). Andei em todos os transportes (um sistema excelente!) e comi boas comidas e fui super bem tratada nos lugares. Vi a alegria dos visitantes nas ruas, indo para todos os lados, falando todas as línguas. Pretendo voltar.


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (19/08/2013)

Nenhum comentário: