quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Uma quarta-feira de agosto em Roma

Uma coisa que eu gosto de fazer é ouvir rádio. No Recife e nos lugares pra onde viajo; rádio FM mesmo; diz muito dos lugares, por incrível que pareça. A cidade com a melhor programação de rádios do Brasil é Belo Horizonte! Nos Estados Unidos, em 2009, nos intervalos das músicas passava muitos anúncios oferecendo serviços de advogados para pessoas endividadas que precisavam renegociar suas dívidas, ou mesmo decretar a falência pessoal. Era o auge da crise por lá.

Na Suécia tocava uma versão de uma musica de Tati Quebra Barraco, em sueco!!! Era engraçadíssimo e eu demorei umas três vezes pra decifrar qual era a musica. Eu sabia que conhecia, mas não vinha na cabeça que música era aquela.

Aqui em Roma as rádios são bem variadas. Tem as religiosas, que no intervalo falam notícias sobre o Vaticano. Tem uma que toca músicas e só diz notícias esportivas; e ontem, ouvindo uma outra que não sei exatamente qual era, escutei Terra Samba e Netinho (Mila... mil e uma noites de amor com você...) kkkkkk... só músicas brasileiras bem novinhas, né? Pra dizer os endereços na internet, o WWW (Dábliu dábliu dábliu) vira "Vu vu vu"... Outra coisa engraçada que ouvi no rádio foi uma propaganda de água mineral com o fundo musical de Vanessa da Mata! O locutor vai falando que a água é pura, que isso e aquilo, e ao fundo toca "acabou... boa sorte... não tenho o que dizer...são só palavras..." eheheheheh...

Por falar em água mineral, aqui em Roma todo mundo bebe água das fontes, no meio da rua. Você compra água uma vez e guarda a garrafa, e depois enche na primeira fonte que encontrar. Confesso que tomo porque todo mundo toma, porque o calor é de deserto e porque eu ganho em Reais e a água é paga em Euros... Mas, como conhecedora dos serviços da Compesa numa cidade de apenas 500 anos, até alguém me explicar como é feito o tratamento de uma água que sai por encanamentos de 2 mil anos, vou manter a minha intenção de tomar um remedinho de vermes quando voltar pra casa.

Resumo de hoje:

Meu dia hoje foi de descanso. Fiz como os romanos e saí para almoçar, depois circulei um pouquinho e voltei pra casa pra dormir. Esses dias têm sido maravilhosos, mas eu realmente estava muito cansada e ainda tenho 10 dias de viagem pela frente. Foi importante ter descansado quase o dia inteiro. Umas 17 horas eu me arrumei e saí rumo a Ilha Tiberina, pro Festival de Verão. Fui devagar, porque o sol ainda é de rachar nesse horário e a temperatura deve passar dos 35 graus com certeza! Fui passeando mesmo... cheguei lá quando a programação já tinha começado e me sentei pra ver as pessoas passearem, ver o pôr do sol, ficar na sombra, levando uma brisa, olhando o Rio Tevere.

Umas 20h30 segui pra Trastevere e voltei ao cinema de Nanni Moretti. Sabia que teria uma sessão às 21h e cheguei bem na hora, pra ver o filme italiano Todos contra Todos (Tutti contro Tutti). Não vou contar toda a história, mas basta dizer que é sobre uma família que sai de casa num domingo para a Primeira Comunhão do filho e quando volta descobre que sua casa foi ocupada por uma família de bengales (aprendi, hein?!) e que eles agora são sem-teto.

O filme é muito bom. Não entendi todos os diálogos, mas deu pra chorar de rir e me emocionar com um debate muito atual, que tem tudo a ver com a crise que a Europa vive atualmente. Aqui em Roma tem muitos mendigos (bem mais do que eu podia esperar) e na maioria dos casos são imigrantes (bengales, africanos e asiáticos). São eles também que vendem bugigangas no meio da rua e se você diz que não quer, eles pedem qualquer dinheiro. Se a situação está difícil pros europeus, imagina pros imigrantes!

Amanhã sigo viagem e posso dizer que vou morrendo de pena de deixar Roma. Me apaixonei pela cidade e ficaria por aqui o resto das férias e bem mais tempo, se as finanças me permitissem. Hoje, andando nas ruas no pôr do sol e depois voltando pra casa quase agora, de ônibus elétrico e depois a pé, senti uma paz, uma alegria que fazia tempo que não sentia...

Por enquanto é isso... foi um diário romano. Não tenho ideia de como serão os próximos dias. Se eu conseguir, volto pra contar outras novidades da viagem e posto algumas fotos também. Obrigada por serem minha companhia de viagem! Beijos e até a volta!


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (14/08/2013)

Nenhum comentário: