segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Considerações de uma segunda-feira

Algumas coisas que quero completar e compartilhar antes de partir para a segunda-feira romana:

1. Os indianos que eu vejo na rua não são indianos, são de Bangladesh (!!!). Eu sempre achei que Bangladesh fosse na Índia, mas o marroquino que conheci ontem me explicou que os imigrantes indianos estão no Reino Unido e que os daqui são de Bangladesh. E, segundo Hamud, o marroquino, não gostam de serem chamados de indianos. É algo que vou ter que pesquisar melhor depois porque realmente nunca tinha ouvido falar disso e sei pouco da história da Índia. Quem souber, por favor me explique. Mas, como é difícil escrever bangladeshianos (na verdade, nem sei se existe isso), vou me referir a eles como indianos do B a partir de agora, ok?

2. A visita ao Vaticano foi cheia de informações e muito boa e algumas coisas ainda estou processando. Uma delas é a morte de São Pedro. Vocês sabiam que ele morreu crucificado de cabeça para baixo????? Alguns de vocês dirão: “Eita! Descobriu a roda! Isso aconteceu há dois mil anos!!!”. Neste momento eu tenho que confessar que a minha leitura da Bíblia sempre foi quase uma leitura dinâmica e que em nenhum momento das aulas de história ou de catecismo lembro de alguém falando que São Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo. Fiquei tão chocada, são tantas mortes horríveis, de gente que perde partes do corpo, é queimada e esfaqueada, mas essa informação foi tão chocante que perdi a explicação sobre um outro apóstolo que foi enterrado vivo.

3. Os chineses podem dominar a economia do mundo, mas os turistas profissionais são os japoneses. Thiaguinho (Thiago Diniz) e Camilinho (Camilo Ponce de Leon) já tinham me dito isso há muito tempo e noutras viagens já tinha reparado nos japoneses, mas desta vez estou me atendo mais a eles. São organizados, andam em grupos (normalmente excursões), registram tudo. Cada um tem seu telefone, seu tablet, sua câmera filmadora e até sua Go Pro!!! É de ficar boquiaberta.

4. Do porquê de estar fazendo um diário de viagem? Primeiro porque gosto de escrever; depois porque gosto de viajar; terceiro porque estou viajando sozinha e as lembranças da viagem vão depender só de mim. A gente é neste mundo também pela medida do outro e nesta viagem a medida do outro está sendo, boa parte do tempo, eu mesma!  Então decidi registrar por aqui algumas impressões (depois vou colocar num blog que tenho); também tenho feito um diário escrito, num caderno, com outras situações e pensamentos; tem ainda as fotos no Instagram; e as fotos que não estou publicando.

5. Tudo, claro, são recortes. Não está tudo aqui, nem no caderno, nem no Instagram, nem nas demais fotos. Está na minha cabeça também e nos papéis e bilhetes que estou guardando. Tudo faz parte do que está sendo esta viagem e ainda vou ter muita coisa pra contar na volta e por muito tempo. Também não sei se o diário continuará na próxima etapa, porque coincidiu que no albergue em que estou tem internet gratuita e um computador livre (o que não sei se acontecerá nos próximos destinos).

6. Depois de estar aqui no verão italiano passa a fazer parte dos meus fetiches mergulhar nua numa piscina cheia de sorvete num cenário paradisíaco do Mediterrâneo! kkkkkk... É quente de cozinhar o juízo e lindo de encher a alma e a vista! Mas não imagine esta cena comigo, porque aí seria uma comédia pastelão tipo Z.  Pense numa Sofia Loren da década de 60, ou em Claudia Cardinale, belíssimas, entrando devagar numa piscina gelada, com uma luz brilhante, um céu mais do que azul, e ao redor o mar e uma praia estonteante. A cena ganhou em glamour e beleza, nunca acontecerá, mas faz parte agora de um desejo desses que a gente cultiva quando quer se transportar para um lugar paradisíaco, com uma sensação de prazer e plenitude extremos.

Boa segunda-feira! beijos!!!


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (12/08/2013)

Nenhum comentário: