segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Domingo é dia de futebol

Se no domingo passado eu fui à praia perto de Roma, ontem eu fui ao jogo do Barcelona, no Camp Nou! Estou quase uma local em cada cidade, né?! Tinha muitos turistas, mas foi o lugar onde eu vi mais moradores de Barcelona estes dias. Gente chegando de todos os lado, estádio quase lotado, uma festa. Só de ônibus de torcedores organizados eu contei mais de 70! Só de um lado do estádio.

Eu soube do jogo na fila da Sagrada Família, quando recebi um papel anunciando a partida que inaugurava o Campeonato Espanhol (isso eu não sabia! tive uma aula rápida com André Gallindo pelo Instagram antes de ir ao jogo, pra não chegar lá tão perdida. ehehehehheeh....). Vi o papel e os preços dos ingressos e enquanto me distraía com as conversas na fila me fiz três perguntas e tive um pensamento besta:

1. Quando será que eu volto em Barcelona? 2. Quando eu voltar vai ter jogo do "Barça" e eu vou poder ir? 3. Vai ser este mesmo time de Messi? O pensamento alesado: Se Neymar virar um Pelé, eu vou poder dizer que vi um jogo com ele em Barcelona! (sim! eu pensei essa leseira!). Isso tudo durou 30 segundos e quando acabou eu já estava decidida a descobrir onde e como comprar o ingresso.

Os garçons do restaurante onde almocei me incentivaram e me deram uma dica importante: - Se você comprar direto no estádio é mais barato! E foi o que eu fiz. Acordei cedo e segui para o Camp Nou pra comprar o meu ingresso. Foi mais barato e na saída vi um povo gritando por uma grade e por tabela ainda acompanhei a saída do time do treino da manhã, seguindo para a concentração. O povo gritava: Messi!!! Neymar!!! Xávi!!! Suerte!!! (e toda vez que alguém dava um tchauzinho era aquele levante! Viva!!!). Fui fazer minha programação do dia e depois voltei pra ver a partida.

Vendo o clima no estádio, fiquei pensando em como deve estar a cabeça de Neymar com tudo isso. O povo já veste a camisa com o nome dele (custa 100 euros!), as crianças querem ser Neymar (vi dois irmãos pequenos brigando: Eu sou Neymar! e o outro - "Não, Neymar sou eu!!!" kkkkk...) e ao meu lado sentaram um pai e um filho adolescente ingleses e o menino, que estava com a camisa 11, quase chorou quando Neymar entrou no segundo tempo. Deve ser muito doido pra ele, tão jovem, viver tudo isso, né?

Eu fiquei na Geral, na sétima fila, e o Barcelona ganhou de 7 a 0. Considerei um sinal de sorte.  A primeira vez que fui a um estádio foi em 1998, em Belo Horizonte, com o povo da faculdade, quando vi o São Paulo ganhar do Cruzeiro por 5 a 0 e senti falta dos Replays. Depois, aprendi indo ao Arruda com Fred Oliveira e com Eduardo Melo que deve-se levar um radinho para acompanhar as partidas e foi o que eu fiz ontem. Liguei o celular e procurei uma rádio que estivesse "passando" o jogo. Só que o pessoal daqui não narra o jogo. Os radialistas falam de tudo, comentam sobre futebol, falam do campeonato da segunda divisão e até a Corrida de Motos de Indianápolis eles estavam acompanhando (Valentino Rossi teve uma disputa emocionante pelo quarto lugar... :-P). Eles só narram o jogo na hora do gol e às vezes até perdem o gol! kkkkkkk... foi engraçado!

No intervalo do jogo os espanhóis comem um sanduíche gigante. Não sei de onde saem, mas assim que o juiz apita o fim do primeiro tempo, vi todo mundo comendo sanduíche, que de tão grande dura todo o intervalo! Messi fez dois gols e joga muito; descobri no rádio que Neymar jogou, mas parece que está machucado; e o técnico anuncia no intervalo as substituições do segundo tempo. Não sei se era porque o time adversário era "humilde" (como chamaram os radialistas), ou porque aqui é assim mesmo.

Não era o Arruda (no Arruda é bem mais emocionante! ahahahahahah...), mas no Camp Nou a Geral tem cadeiras numeradas e descobri que a espanhola que me vendeu a entrada foi super legal comigo, pois me colocou no lado da sombra! Foi super divertido! Amei!


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (19/08/2013)

Nenhum comentário: