quinta-feira, 29 de agosto de 2013

E assim se passaram 22 dias (sobre viagens, encontros e autoconhecimento)

Voltei, Recife! A viagem acabou, as férias ainda não. Viva!!! Mas o diário de viagem acaba hoje, com os agradecimentos finais.  Foram quatro cidades em 22 dias (não foi uma maratona; achei um tempo bom pra fazer as coisas do roteiro turístico e tentar um entendimento melhor dos lugares para além dos monumentos, praças e museus). Em alguns lugares eu poderia/gostaria (de) ter ficado mais tempo (caso de Roma  e Madri), mas acho que planejei bem a viagem e fiz tudo o que eu queria e coisas que surgiram sem eu planejar. Amei!

Nesse percurso encontrei muita gente (claro!) e algumas destas pessoas foram importantes para o que se tornou a viagem. Então vou fazer um agradecimento em ordem cronológica desse povo importante, desconhecido, que talvez eu nunca mais encontre de novo.

1. Obrigada às freiras do hostal-convento que eu fiquei em Roma, especialmente Elizabeth (uma mexicana) e Verônica. Sempre atenciosas e queridas, empolgadas com as minhas programações diárias. Gostaram de bolo de rolo e ficaram ansiosas pra saber o que eu iria achar da Sagrada Família, em Barcelona, que elas também não conheciam.

2. Às brasileiras Annaizi e Mariana, que me deram a dica sobre como chegar à praia e aos queridos que foram à praia comigo e que conheci no trem e no ônibus a caminho de Ostia: Zuleika (geógrafa brasileira estudando na Alemanha), Anna e o marido (da Moldávia, mas também geógrafos e morando na Alemanha) e os marroquinhos Hamud e Yassin (que me deram dicas sobre a visita à Cinecittà).

3. A Jéssica, uma americana da Califórnia que tirou minha foto em frente à Sagrada Família e com quem conversei bastante logo após a visita, e a Ainoa, querida demais que me ajudou a chegar em casa depois do jogo do Barcelona! Obrigada, Ainoa!!!

4. Juliana Colares e Helenira! Um beijo e obrigada pela companhia na praia de Barceloneta! Fomos finas e fofas numa segunda-feira ensolarada!

5. Cristina e Rocio, minhas amiguinhas espanholas na visita à Casa-Museu de Lorca, em Granada. A visita foi mais encantada com a presença de vocês! Espero que nos vejamos de novo.

6. Mariela e o marido, que acho que se chama Pedro (perdão! Pedro, fiquei na dúvida agora). As dicas de vocês em Granada foram certeiras! Vi uma das melhores peças da minha vida graças a vocês! Espero que a continuação da sua viagem esteja sendo maravilhosa!

7. A Anne, recepcionista do hotel em Madri, que me ouviu falar feito uma matraca depois de uma viagem cansativa. E a João, pernambucano, estudante intercambista numa universidade espanhola e companheiro de conexão no aeroporto de Lisboa, que me ajudou a entender muito da crise econômica grave que a Espanha e a Europa inteira atravessam. Obrigada!

xxxxx - uma pausa - xxxxx

Lembrei agora que tirei uma foto com um chinês no metrô de Barcelona (?!). Não vou agradecer a ele.... eheheheheheh... é só porque lembrei disso agora. Dois chineses e um árabe conversando no metrô de Barcelona. Dois não falavam o "R", um não falava o "L", mas eles se entendiam.  De repente entra um homem tocando violão no metrô, os amigos pedem pra eu tirar uma foto deles; eu tiro. O chinês, animado, pede pra tirar uma foto comigo. Fiquei sem graça de dizer não. Tirei uma foto com ele. :-S E logo depois pensei: "Meu deus! Eu tirei uma foto com um homem que eu nunca vi no metrô de Barcelona! Sabe-se lá onde vai parar esta foto!" (mas já era, né?!). Então, se aparecer uma foto na internet minha com um chinês num vagão de metrô, com a legenda "Peguei a gordinha!" (escrita em chinês, claro!), ignorem!!! kkkkkkkkkkk... eu nunca vi esse chinês mais magro na minha vida!

xxxxx - fim da pausa - xxxxx

Voltando aos agradecimentos: obrigada a todos que me deram dicas, comentaram por aqui, foram minha companhia de viagem também.

E um agradecimento especial a Guadalupe, uma senhora espanhola animada e falante de Cárceres, que conheci no café da manhã do meu último dia em Madri (pouco antes de ir pro aeroporto). Guadalupe estava a caminho de um retiro com monges num monastério perto de Madri (ela faz isso de vez em quando, pra 'acalmar' o espírito, ficar em silêncio e em paz por um tempo).

Só ela falou, praticamente, e eu apenas ouvi. Parecia que ela tinha chegado ali só pra eu ouvir, então eu ouvi:

"Desculpa estar falando tanto, viu?! É que eu sou meio elétrica e já acordo desse jeito. (risos) Meu filho diz que quando eu chego no monastério os monges gritam: - Fechem as portas! Chegou Guadalupe! (mais risos). Minhas irmãs dizem que eu falo demais, que não sabem como eu consigo ser tão animada. Mas sabe o que eu penso: as pessoas saem de casa todos os dias e só olham pra frente ou pra baixo, sem ver as novidades do mundo. E eu acho que a gente pode ter uma vida mais feliz quando a gente olha pros lados, conversa com as pessoas. A vida é tão mais simples do que a gente pensa. Quando eu vou pro monastério fico a maior parte do tempo em silêncio - porque a gente tem que viver na clausura, igual os monges, e pra mim é muito difícil. Mas ter aquela vida simples, sem sinal de celular, sem computador, uma cama simples, um banheiro, um lugar em paz... às vezes é tudo o que se precisa".

É isso. Guadalupe falou, eu contive as lágrimas; tinha que sair correndo pro aeroporto e instintivamente abracei ela pra me despedir. E mesmo sem me conhecer, Guadalupe me abraçou de volta e a minha viagem aqui pro Brasil foi mais em paz e mais tranquila por causa destas palavras e deste abraço. Obrigada Guadalupe! Que o seu retiro esteja sendo maravilhoso e de muita paz.

E aí quando eu acordei ontem, arrumando a casa, abri um livro que estava fora do lugar e dentro tinha um papel com um texto de Santo Agostinho e é com ele que este diário de viagem terminará:

"Não vê que somos viajantes?

E tu me perguntas:
Que é viajar?

Eu respondo com uma palavra: é avançar!

Experimentais isto em ti.

Que nunca te satisfaças com aquilo que és
Para que sejas um dia aquilo que ainda não és.

Avança sempre! Não fiques parado no caminho."

(Santo Agostinho)


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (29/08/2013)

Nenhum comentário: