sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Observações de uma sexta-feira

Eu sou turista, mas aprendo rápido. Quando cheguei aqui em Granada na terça à tarde e fui caminhar pelas ruas, reparei que mais de 90% das lojas tinham um aviso na porta dizendo mais ou menos o seguinte: Em agosto, o horário do intervalo é das 15h às 18h. Algumas fazem o intervalo, ou a siesta, até as 19h. Registrei a informação e entendi o porquê no dia seguinte.

Neste horário é possível fazer “huevos revueltos” (ovos mexidos) no asfalto!!!! Os granadinos (ou granadenses) estão felizes com o verão deste ano porque a temperatura tem ficado na casa dos 40 graus! Eles acham que está um verão ameno. kkkkkkkkk... Em Sevilha, que eu não vou conhecer nesta viagem, mas está no roteiro de uma próxima vinda à Espanha, fez 50 graus esta semana!!!

Eu estava caminhando na rua na quarta à tarde e fui sentindo o chão esquentar. Instintivamente fui encontrando o caminho do hotel e me escondi até as 19h. Ficar na rua com um calor desses só se você não tiver outra opção, for turista, ou maluco. Eu sou a segunda opção e um pouco da terceira, mas sou ligada!

Outra coisa que estava pensando há pouco, enquanto tomava café da manhã aqui do lado do hotel, é que a gente talvez ache os europeus grossos porque não pensa na situação deles. No Recife a gente vê um grupo de 5 ou 10 turistas perdidos na cidade e pensa: "Eita! Lá vão os turistas!".

Agora multiplique esse número por infinito e pense numa multidão invadindo as cidades, todos perdidinhos, pedindo informações para todos os lados (em 200 línguas diferentes!) e você ter que dizer 100 vezes por dia onde é o Pantheon; que ônibus passa na frente da Sagrada Família; e se dá pra chegar em Alhambra a pé?! Se eles perdem a paciência uma vez ou outra, eu entendo, sinceramente. Dois branquinhos falando inglês acabaram de pedir chá aqui na pastelaria e quando a garçonete colocou, eles tomaram 2 goles, deixaram todo o resto e foram embora de repente. Ela olhou sem acreditar! "Ué?! Por que eles pediram chá?".

Tenho reparado em muitas coisas nestes dias. Algumas são novas observações, outras são velhas, mas sempre renovadas. Uma delas é como as famílias europeias viajam juntas. Vai o pai, a mãe, os filhos (de qualquer idade - bebês são levados às ruas do mesmo jeito que adolescentes) e os cachorros também. (Não vão as babás!!! Esqueça essa escravidão, ops!, profissão por aqui!) É bonito de ver! E pra quem vem do Brasil, um país tão machista, ver o papel dos homens no cuidado com os filhos chega a ser surpreendente.

Isso tinha me chamado muita atenção na Suécia e na Dinamarca e voltou a me impactar desta vez. Não tem isso de quando o pirralha está chorando "toma que o filho é teu, não!". Os homens embalam os filhos, acodem em situações difíceis, brincam e passeiam sozinhos com os rebentos, trocam fraldas e são procurados pelos pimpolhos quase com a mesma frequência com que eles procuram as mães. Vi um casal que, enquanto a mulher lia um livro, despreocupada, o homem embalava a filhinha botando pra dormir. E isso tudo é de uma naturalidade. Não dá pra perceber se eles combinam, tipo: "agora é a sua vez!". Simplesmente é assim. Se não é uma divisão igual dos papéis, é quase igual.

Mas pra me lembrar sempre da importância das mães, quando estava no aeroporto de Barcelona vindo pra Granada, uma vovó puxou conversa com um menininho de uns 5 anos, muito falante, que viajava apenas com a mãe.


Ele: "Eu tenho pena das crianças que não tem pais"

Vovó: "Todas as crianças têm pais, meu amor! Todas as crianças têm pai e mãe."

Ele: "Não. No meu colégio tem várias crianças que não tem pai. Eles só tem uma mãe e eu acho triste isso"

Vovó: "Eles têm pai, mas o pai não está. Não dá pra nascer sem um pai e uma mãe. Tem crianças que têm dois pais e duas mães. Mas todas as crianças têm pai e mãe também".

Ele (matutando uma resposta): "É... quando eu crescer vou ter uma casa com trampolim! (mudou de assunto :-))

Vovó: "Então você vai ter uma casa com piscina?"

Ele: "Não. Eu só quero o trampolim. Quando eu crescer, vou ter uma casa com um trampolim bem grande!"

Vovó: "É... (matutando uma resposta)" (risos).


* Diário de uma viagem / agosto-2013 / publicado no facebook (23/08/2013)

Nenhum comentário: